quinta-feira, 10 de março de 2011

Pesquisa - Nutrição




O que é Ciências da Saúde?

Áreas de estudos relacionados com a vida, a saúde e a doença. Incluem a medicina, a biologia, a medicina veterinária, farmácia, análises clínicas, biomedicina, entre outros.
Alguns princípios metodológicos e atuações são utilizados por essa ciência, na fase diagnóstica, de atuação e de acompanhamento: sondagem, exames laboratoriais e testes, indicação de medicamentos, massagens, atividades físicas, avaliações clínicas e retornos periódicos são exemplos.


O que é Biologia?

Significado: Estudo da vida – Bio (vida) ; Logia (estudo).
A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, os animais, as plantas, o meio ambiente, ou seja, tudo o que há de vida e que proporciona a vida para os seres vivos. Um profissional da Biologia pode exercer muitas funções no meio ambiente, estudo com plantas, animais , natureza e até mesmo como cientistas em laboratórios.


O que é Geografia Humana?

A Geografia Humana estuda as relações entre o homem e o meio ambiente. Estuda também o uso que o homem faz do meio físico, partindo do princípio que o mesmo vive em sociedade e é um constante agente transformador da superfície do planeta Terra. Essas transformações ocorrem em função de necessidades sociais, atingindo a agricultura, indústria, transporte, urbanização e atividades culturais, sociais e políticas. Cabe a Geografia Humana pesquisar e analisar cientificamente todos estes aspectos.
Os campos em que a Geografia Humana mais atua são: demografia, urbanização, meio ambiente, industrialização, política, relações comerciais e geografia rural.

                                                                    
O que são Políticas Públicas?

Política pública pode ser interpretada como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado. No Brasil nas escalas federal, estadual e municipal, visando o bem coletivo. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada.
O Estado deve propor ações preventivas diante de situações de risco à sociedade por meio de políticas públicas.
No caso das mudanças climáticas, é dever do Estado indicar alternativas que diminuam as consequências que elas trarão à população do Brasil, em especial para a mais pobre, que será mais atingida.
Porém, não resta dúvida que diversas forças sociais integram o Estado. Elas representam agentes com posições muitas vezes antagônicas. Também é preciso ter claro que as decisões acabam por privilegiar determinados setores, nem sempre voltados à maioria da população brasileira.
Analisar ações em escalas diferentes de gestão permite identificar oportunidades, prioridades e lacunas. Além disso, ela possibilita ter uma visão ampla das ações governamentais em situações distintas da realidade brasileira que, além de complexa, apresenta enorme diversidade natural, social, política e econômica que gera pressões nos diversos níveis de gestão. 


O que é Nutrição?

Controla a relação que o homem tem com o alimentos para preservar sua saúde.
O nutricionista tem o trabalho de encontrar um equilíbrio naquilo que seu paciente precisa comer. Ele define os cardápios das refeições, sugerem pratos e dietas, para aquele que precisam de acompanhamento alimentar específico. A nutrição pode ser interpretada como o processo de consumo que envolve ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, produzindo energia e mantendo as funções do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário