quinta-feira, 10 de março de 2011

Pré Projeto | Rascunho



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO  4
  1. Capítulo 1 METODOLOGIA CIENTÍFICA  5
1.1   Tema  5
1.2  Formulação das hipótese  5
1.3  Formulação do problema  5
1.4  Determinação dos objetivos  5
1.5  Justificativa  6
1.6  Metodologia  6
1.7  Referencial Teórico  7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  8



INTRODUÇÃO


Nesse primeiro semestre de 2011, o objetivo é elaborar um site baseado em um tema e subtema já sugeridos pela Universidade e focalizar em um problema. O tema escolhido foi Ciências da Saúde e o subtema Nutrição, com ênfase no problema da obesidade infantil, pois trata-se de um problema atual e muito discutido por profissionais da área.
A nutrição é o controle da relação que o homem tem com os alimentos para preservar sua saúde. O nutricionista tem o trabalho de encontrar um equilíbrio naquilo que seu paciente precisa comer. Ele define os cardápios das refeições, sugerem pratos e dietas para aqueles que precisam de acompanhamento alimentar específico.
Atualmente a obesidade é considerada epidêmica e um caso de saúde pública. A obesidade infantil não é mais um problema estético, e sim uma doença que pode causar sérios problemas de saúde como: diabetes tipo 2, hipertensão arterial, entre outros; além de causar depressão. A obesidade infantil é consequência de diversos fatores, sendo os principais a alimentação errada e demasiada, junto com a falta de exercícios. Um dos modos de prevenir a obesidade é a nutrição adequada da criança.




1 METODOLOGIA CIENTÍFICA

1.1 TEMA

Nutrição – Obesidade infantil.


1.2 FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES

·         A alimentação saudável é importante desde o início da vida;
·         A obesidade pode causar doenças graves;
·         Há influência de fatores ambientais e biológicos no desenvolvimento da obesidade.


1.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Como prevenir e tratar da obesidade infantil?


1.4 DETERMINAÇÕES DOS OBJETIVOS

Geral:
·         Informar e conscientizar o público-alvo sobre a obesidade infantil.
Específicos:
·         Elaborar um site que instrua os pais sobre os riscos e consequências da obesidade infantil e as providências que devem ser tomadas.
·         Conscientizar a população da importância de se ter uma alimentação balanceada desde os primeiros anos de vida.


1.5 JUSTIFICATIVA

A partir do tema nutrição, demos foco na obesidade infantil, por ser um problema atual, cada vez mais comum. A prevenção da obesidade infantil é de extrema importância, pois é fundamental que se criem hábitos alimentares saudáveis nos primeiros anos de vida da criança e que se mantenha uma alimentação saudável e balanceada com a presença da atividade física.
Porém, não é só a prevenção que é importante neste assunto, o tratamento também é de igual importância, combinando dieta e atividade física, pois ambos se completam para que a criança possa modificar seus hábitos alimentares e físicos, e crescer saudavelmente.


1.6 METODOLOGIA

A pesquisa se dará pela coleta de dados por todos os integrantes do grupo. A partir desse momento, ocorrerão diversas reuniões, nas quais será fichado todo o material encontrado e discutido, tanto o que ainda é escasso, quanto o que já está pronto para o desenvolvimento dos textos.
A pesquisa será voltada para a obesidade infantil, suas causas e consequências, as precauções e os tratamentos possíveis. Os instrumentos utilizados para a coleta desses dados serão livros, sites e slides. E posteriormente, pretendemos juntar todas as informações coletadas e elaborar um site para passar as informações adiante.


1.7 REFERENCIAL TEÓRICO



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




SILVA, Ana Paula Alves da, ZAMBERLAN, Patricia. Manual de dietas hospitalares em pediatria – guia de conduta nutricional. São Paulo: Editora Atheneu, 2006.

SERTIÉ, Prof. Ms. Rogério Antonio Laurato. Obesidade Infantil. Curso de especialização: EXERCÍCIO FISICO COMO TERAPÊUTICA NA CLÍNICA MÉDICA.

GONÇALVES, Drda: Daniela Caetano. Noções Gerais de Nutrição nas doenças - TERAPIA NUTRICIONAL. Universidade Federal de São Paulo.

Nutrição.
Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/nutricao-601867.shtml>. Acesso em: 10 mar. 2011.


Obesidade Infantil.
Disponível em: <http://www.obesidadeinfantil.org/>. Acesso em: 10 mar. 2011.

Obesidade Infantil e na Adolescência
Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm>. Acesso em: 10 mar. 2011.

A Obesidade Infantil Já Atinge Cerca de 10% das Crianças Brasileiras.
Disponível em: <http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=-1&Search=obesidade&LibDocID=3961>. Acesso em: 10 mar. 2011.

Pesquisa - Nutrição




O que é Ciências da Saúde?

Áreas de estudos relacionados com a vida, a saúde e a doença. Incluem a medicina, a biologia, a medicina veterinária, farmácia, análises clínicas, biomedicina, entre outros.
Alguns princípios metodológicos e atuações são utilizados por essa ciência, na fase diagnóstica, de atuação e de acompanhamento: sondagem, exames laboratoriais e testes, indicação de medicamentos, massagens, atividades físicas, avaliações clínicas e retornos periódicos são exemplos.


O que é Biologia?

Significado: Estudo da vida – Bio (vida) ; Logia (estudo).
A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, os animais, as plantas, o meio ambiente, ou seja, tudo o que há de vida e que proporciona a vida para os seres vivos. Um profissional da Biologia pode exercer muitas funções no meio ambiente, estudo com plantas, animais , natureza e até mesmo como cientistas em laboratórios.


O que é Geografia Humana?

A Geografia Humana estuda as relações entre o homem e o meio ambiente. Estuda também o uso que o homem faz do meio físico, partindo do princípio que o mesmo vive em sociedade e é um constante agente transformador da superfície do planeta Terra. Essas transformações ocorrem em função de necessidades sociais, atingindo a agricultura, indústria, transporte, urbanização e atividades culturais, sociais e políticas. Cabe a Geografia Humana pesquisar e analisar cientificamente todos estes aspectos.
Os campos em que a Geografia Humana mais atua são: demografia, urbanização, meio ambiente, industrialização, política, relações comerciais e geografia rural.

                                                                    
O que são Políticas Públicas?

Política pública pode ser interpretada como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado. No Brasil nas escalas federal, estadual e municipal, visando o bem coletivo. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada.
O Estado deve propor ações preventivas diante de situações de risco à sociedade por meio de políticas públicas.
No caso das mudanças climáticas, é dever do Estado indicar alternativas que diminuam as consequências que elas trarão à população do Brasil, em especial para a mais pobre, que será mais atingida.
Porém, não resta dúvida que diversas forças sociais integram o Estado. Elas representam agentes com posições muitas vezes antagônicas. Também é preciso ter claro que as decisões acabam por privilegiar determinados setores, nem sempre voltados à maioria da população brasileira.
Analisar ações em escalas diferentes de gestão permite identificar oportunidades, prioridades e lacunas. Além disso, ela possibilita ter uma visão ampla das ações governamentais em situações distintas da realidade brasileira que, além de complexa, apresenta enorme diversidade natural, social, política e econômica que gera pressões nos diversos níveis de gestão. 


O que é Nutrição?

Controla a relação que o homem tem com o alimentos para preservar sua saúde.
O nutricionista tem o trabalho de encontrar um equilíbrio naquilo que seu paciente precisa comer. Ele define os cardápios das refeições, sugerem pratos e dietas, para aquele que precisam de acompanhamento alimentar específico. A nutrição pode ser interpretada como o processo de consumo que envolve ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, produzindo energia e mantendo as funções do organismo.